A Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, é uma das principais competições de futebol de base do Brasil. Criada em 1969, a Copinha já revelou grandes talentos do futebol brasileiro, como Kaká, Neymar e Vinícius Júnior.

Ao longo dos anos, alguns times se destacaram na competição e se tornaram os maiores campeões da história. Neste artigo, vamos apresentar os maiores campeões da Copinha e analisar o desempenho desses times ao longo dos anos.

São Paulo Futebol Clube

Com dez títulos, o São Paulo é o maior campeão da Copinha. O primeiro título conquistado pelo time foi em 1993, e o último em 2019. Além disso, o São Paulo é o único time a ter conquistado a competição três vezes consecutivas (1993, 1994 e 1995).

Ao longo dos anos, o São Paulo construiu uma tradição na Copinha e é sempre um dos favoritos ao título. O time possui uma estrutura de base invejável, responsável por revelar jogadores como Casemiro, Hernanes e Lucas Moura.

Corinthians

O Corinthians é o segundo maior campeão da Copinha, com nove títulos conquistados. O primeiro título do time foi em 1970, e o último em 2017. Além disso, o Corinthians é o único time a ter conquistado a competição duas vezes na mesma década (1970 e 1980).

Assim como o São Paulo, o Corinthians também possui uma tradição na Copinha e é sempre um dos favoritos ao título. O time possui uma estrutura de base muito forte, responsável por revelar jogadores como Fagner, Marquinhos e Marquinhos Gabriel.

Flamengo

Com sete títulos, o Flamengo é o terceiro maior campeão da Copinha. O primeiro título do time foi em 1990, e o último em 2016. Além disso, o Flamengo é o único time carioca a conquistar a competição.

O Flamengo não possui a mesma tradição na Copinha que São Paulo e Corinthians, mas é sempre um adversário difícil de ser batido. O time possui uma estrutura de base muito boa, responsável por revelar jogadores como Vinícius Júnior, Paquetá e Jorge.

Santos

Com quatro títulos, o Santos é o quarto maior campeão da Copinha. O primeiro título do time foi em 1984, e o último em 2013.

Apesar de ter menos títulos que os três primeiros colocados, o Santos possui uma tradição na Copinha e é sempre um dos candidatos ao título. O time possui uma estrutura de base muito boa, responsável por revelar jogadores como Diego, Robinho e Neymar.

Conclusão

Ao analisar a história da Copinha, fica evidente que São Paulo, Corinthians, Flamengo e Santos são os maiores campeões da competição. Esses times possuem estruturas de base muito fortes e têm a tradição de revelar grandes jogadores para o futebol brasileiro. Com certeza, esses times continuarão a ser candidatos ao título da Copinha pelos próximos anos.